Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Conselheiros federais efetivos e suplentes tomaram posse para a gestão 2019-2024
Notícias
Ter, 01 de Outubro de 2019 13:12

Os novos conselheiros da gestão 2019-2024 tomaram posse na manhã desta terça-feira (1º de outubro) em uma cerimônia administrativa na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). O evento foi presidido pelo conselheiro federal por Goiás, Salomão Rodrigues Filho, que está em seu segundo mandato no CFM e é o mais idoso entre os recém-eleitos, e secretariado pelo conselheiro federal por Tocantins, Estevam Rivello Alves, o mais jovem entre os que tomaram posse nesta terça-feira.

Conselheiros federais efetivos e suplentes tomaram posse para a gestão 2019-2024

A cobertura fotográfica da posse administrativa pode ser acessada aqui.

Na abertura, Salomão Rodrigues argumentou que há três décadas as ações dos poderes constituídos levaram o Brasil a ter um “um ensino médico de péssima qualidade, um sistema de assistência à saúde caótico, um aviltamento da remuneração do trabalho médico”, além do estímulo de invasão dos atos privativos do médico por outros profissionais”. Os médicos atravessam hoje uma longa e espessa noite e para superá-la, Salomão Rodrigues defendeu a comunhão de esforços. “Precisamos nos unir para concluir a travessia dessa noite escura e chegarmos na manhã ensolarada”, argumentou. Rodrigues também afirmou que todos os conselheiros eleitos e que tomavam posse naquele momento “eram homens e mulheres imprescindíveis na defesa da classe médica e da população”.Conselheiros juraram tudo fazer pela dignidade da profissão médica.

Conselheiros juraram tudo fazer pela dignidade da profissão médica

O secretário da cerimônia, Estevam Alves, corroborou as palavras do decano, “que bem representam a realidade da medicina brasileira”. Em seguida, Alves leu o juramento, no que foi seguido pelos demais empossados. Como membro do CFM, os novos conselheiros juraram cumprir fielmente os deveres que lhes cabiam, “tudo fazendo pela dignidade da profissão médica e em benefício da comunidade, respeitando o caminho da ética e da lei”.

Após a leitura do juramento, os conselheiros efetivos e suplentes assinaram a ata de posse. Em seguida, foi realizada a primeira plenária da atual gestão, em que foi eleita a diretoria para os próximos 30 meses. À noite haverá a solenidade de posse, na Associação Médica de Brasília (AMBr).


 

AMAZONAS

Os conselheiros Ademar Carlos Augusto e Nivaldo Amaral, representantes do Amazonas, tomam posse no CFM, em Brasília.

Os conselheiros eleitos em agosto, Ademar Carlos Augusto e Nivaldo Amaral de Souza terão mandato honorífico com duração de cinco anos (2019-2024).

Ademar Carlos Augusto, Conselheiro Federal Efetivo

Natural de Manaus, concluiu a graduação, em 1978, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde também foi professor (1987-1992). Fez especialização em Oncologia no Hospital Mário Kroeff (RJ) e residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Geral de Bonsucesso (RJ). Coordenou o Programa Estadual Materno-Infantil e atuou no Sindicato dos Médicos do Amazonas e na Unimed Manaus. Aposentou-se, em 2016, como médico do Ministério da Saúde. Atua no sistema conselhal desde 1988, tendo participado por três gestões do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam). No CFM, foi conselheiro de 1989-1994 e 2010-2019.

Nivaldo Amaral de Souza, Conselheiro Federal Suplente

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é ortopedista e foi um dos fundadores da residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). É médico aposentado do Serviço de Ortopedia e Traumatologia tanto do HUGV quanto do Ministério da Saúde, instituições em que ingressou por concurso público. Foi, por 32 anos, médico supervisor do Serviço de Saúde e Medicina do Trabalho da empresa Moto Honda da Amazônia. Cumpre o terceiro mandato de tesoureiro no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam). É natural de Óbidos (PA).

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

©PORTAL MÉDICO 2010- 2018 - O Site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas -Todos os Direitos Reservados
Av. Senador Raimundo Parente, 6 - Pça. Walter Góes - Alvorada - Manaus - Amazonas - CEP: 69048-662 - Fone: (92) 3656-0531 / (92) 3656-0532 / (92) 3656-0536 - Tel Claro: (92) 3090-6933
Funcionamento de 08:00 às 15:00 horas